fbpx

Letramento matemático: para quê?

O letramento matemático tem o propósito de levar os estudantes a compreenderem que a matemática vai além dos cálculos e fórmulas.

Apesar do termo letramento lembrar a alfabetização, de acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), o termo letramento matemático significa […] a capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo moderno, de tal forma a fazer julgamentos bem embasados, e utilizar e envolver-se com a Matemática, com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo. (INEP, 2010)

Neste mesmo contexto a BNCC Base Nacional Comum Curricular (2017) destaca, na introdução da área de Matemática que o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, pois é necessário no cotidiano da sociedade e na formação de cidadãos de “cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades. Diante disso, nos tempos atuais, não pode se restringir a técnicas de cálculos.

Com a proposta de que o estudante desenvolva a capacidade de utilizar a matemática para “resolver problemas aplicando conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo os contextos das situações”, a BNCC dá ênfase ao compromisso do Ensino Fundamental com o desenvolvimento do letramento matemático, “[…] definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento matemático que assegura aos alunos reconhecer que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo e perceber o caráter de jogo intelectual da matemática, como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (fruição).

Nesse sentido, o letramento matemático tem o propósito de tornar a matemática acessível e prática, principalmente para a resolução de problemas contextualizados e significativos.

No projeto PALMA você encontrará atividades práticas baseadas nos processos matemáticos de resolução de problemas e investigação para desenvolver a capacidade individual dos estudantes de formular, empregar e interpretar a matemática em seus diversos contextos (letramento matemático).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3.ª versão. Brasília: Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 09 ago. 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Letramento matemático. Disponível em: Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_matematico.pdf. Acesso em: 9 ago. 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *