fbpx

Ábaco

Você conhece a origem dessa calculadora milenar?

As pedras estão na origem dos ábacos, instrumentos inventados pelo homem quando teve a necessidade de fazer cálculos cada vez mais complicados quando ainda desconhecia o cálculo escrito por meio dos algarismos.

Segundo Ifrah (1989, p. 117), certas tribos guerreiras de Madagascar tinham um costume bem prático para avaliar suas tropas. Elas faziam os guerreiros desfilarem em “filas indianas” por uma passagem bem estreita. Quando cada um saía, depositava-se uma pedra num fosso

cavado no chão. Com a passagem do décimo homem, substituía-se as dez pedras deste fosso por uma delas apenas, depositada numa segunda fileira, reservada para as dezenas. Depois se recomeçava a amontoar as pedras no primeiro fosso, até a passagem do vigésimo indivíduo, quando se colocava uma segunda pedra na segunda fileira. Quando esta última contava, por sua vez, com dez pedrinhas, tendo sido contado cem guerreiros, estas eram substituídas por uma pedra colocada num terceiro fosso, reservado para as centenas. E assim por diante, até o último homem. Ao atingir, por exemplo, 456 guerreiros, havia seis pedras na primeira fileira, cinco na segunda e quatro na terceira. Sem o saber os malgaxes tinham inventado o ábaco.

Outros povos tiveram a ideia de substituir estes fossos por hastes de metal ou de madeira dispostas paralelamente, assim como o conhecemos hoje. O ábaco é um material manipulativo utilizado para a compreensão das regras do sistema de numeração decimal e das operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

No projeto PALMA é possível conhecer suas características e utilização pedagógica. Você aprenderá, na prática como manipular e ensinar o sistema de numeração e operações com o ábaco.

Referência

IFRAH. G. Os números: a história de uma grande invenção. Trad. Stella Maria de Freitas Senra. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1989. 353p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *